10 RAZÕES PARA PLANTAR PALMEIRAS EM ÁREAS URBANAS
Por que plantar plameiras em áreas urbanas?
- Sistema radicular fasciculado. As raízes das palmeiras são pequenas em diâmetro e não rompem tubulações e pavimentos, ao contrário de árvores que têm sistema radicular pivotante e podem destruir pisos e tubulações.
- Folhas perenes. As palmeiras estão sempre verdes pois tem folhas perenes que não caem durante o inverno proporcionando um visual bonito o ano inteiro.
- Resistência a tempestades. A maioria das palmeiras resiste a fortes ventos devido ao tronco flexível e formato aerodinâmico. Em países frequentemente assolados por furacões como Cuba, as palmeiras sobrevivem e são predominantes na flora local.
- Crescimento vertical. Apenas uma espécie de palmeira forma ramificações no tronco (Hyphaena thebaica). As demais formam tronco único o que permite plantá-las próximas a fios elétricos e edificações e prever seu crescimento de acordo com a espécie. A palmeira imperial podendo atingir 55 metros de altura e a tamareira anã ficando nos 2 metros. Desta forma as palmeiras são ideais para plantio junto a ruas, avenidas, fiações elétricas e rodovias. Elas têm crescimento previsível e evitam choques com carrocerias de ônibus, caminhões e rede elétrica.
- Sombra parcial. A sombra da palmeira é parcial, permitindo a entrada de luz difusa, que proporciona condições adequadas para crescimento de gramados e outras plantas rasteiras e de pequeno porte sob sua copa. Esta característica ajuda o paisagismo evitando áreas feias de terra batida embaixo de copas de árvores com sombra total.
- Fácil manutenção e limpeza. As palmeiras perdem grandes folhas velhas e secas que podem ser recolhidas manualmente quando são cortadas ou caem naturalmente. Não é preciso varrer. As flores e os frutos podem ser mantidos ou retirados para facilitar a limpeza.
- Alimentação para a fauna. As palmeiras são importantes fontes de alimentação para a fauna, desde aves, mamíferos, répteis, peixes, abelhas e etc. Um caso emblemático é o da ararinha azul que infelizmente está caminhando para a extinção. A sua principal fonte de alimentação são os coquinhos do Licuri (Syagrus coronata).
- Resistência a pragas. A grande maioria das palmeiras resiste a pragas e não necessita uso de defensivos. Porém há casos onde um controle pode ser necessário, contudo, quando a palmeira está plantada em jardins com boa diversidade botânica e ecológica os insetos benéficos e a fauna local minimizam o efeito deletério das pragas.
- Sustentabilidade. As palmeiras captam gases de efeito estufa como o CO2 ajudando a melhorar a qualidade do ar e baixar a temperatura do nosso planeta. Em muitas situações oferecem alimento e fonte de renda a milhões de pessoas. Um caso emblemático é o nosso famoso açaí.
- Proporcionam bem estar. As palmeiras ajudam a proporcionar um ambiente bonito, alegre e descontraído. Ao mesmo tempo oferecem sombra agradável e temperatura mais amena. -Quem não gosta de sentar na praia na sombra de um coqueiro? Com seu ar tropical praiano, diminuem o mal estar urbano causado por carros, concreto, asfalto e multidões aglomeradas. Dessa forma proporcionam o bem estar das pessoas que contam com sua energia positiva, graça e harmonia.